Registro de contrato de financiamento é, de forma simples, um documento que estabelece o acordo de empréstimo de dinheiro do banco ao comprador para a aquisição de um imóvel.
Apesar da burocracia, essas formalidades objetivam proteger os interesses econômicos de ambas as partes. Após a escolha do imóvel e da aprovação do seu financiamento, será necessário formalizar essa etapa para então seguir com a compra.
Você conhece as etapas deste processo? Continue lendo para entender cada passo!
Se for exigência do banco financiador, você deverá reconhecer firma em uma via do contrato de financiamento dos vendedores e compradores.
A solicitação da guia do ISTI (Imposto Sobre Transmissão de Imóveis) deve ser realizada juntamente à prefeitura, pessoalmente ou pelo site. É gerado um boleto de Taxa de Expediente e Avaliação de ISTI, que poderá ser pago junto com a guia do ISTI.
Os documentos necessários para a solicitação da guia do ISTI são:
Será gerado um protocolo para acompanhamento via internet. O prazo para disponibilização da guia no site, são de aproximadamente 3 dias úteis. Após a emissão das guias (ISTI e Taxa de Expediente), emitir o Laudo de Avaliação, também no site, documento este, necessário para o processo de registro.
A solicitação do registro de contrato deve acontecer, já com a Certidão de Ônus e Matrícula da unidade em mãos, junto ao Cartório de Registros. Os documentação necessários para entrada no processo de registro são:
Deverá ser entregue ao Banco/Agente Financeiro, uma via do Contrato Registrado, bem como as Certidões de Ônus e Matrícula atualizadas e individualizadas (referente a unidade ora financiada).
Deverá ser entregue, ou enviada de forma digitalizada, uma via do Contrato Registrado na construtora, para agendamento e entrega das chaves.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre contrato de registro de financiamento, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.