BLOG   /   Como usar o FGTS em um financiamento imobiliário?
COMPARILHAR

Como usar o FGTS em um financiamento imobiliário?

O FGTS pode ser um grande aliado na hora de adquirir um imóvel na Bambuí ou até mesmo após a compra. É possível utilizar o saldo em conta para diminuir o valor de entrada do imóvel e, depois disso, pode-se usar esse saldo também para amortizar parte da dívida. Explicaremos melhor como usar cada uma dessas opções a seguir:

O que é FGTS?

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um direito de todo trabalhador com carteira assinada. Mensalmente, a empresa destina 8% da renda do trabalhador para esse benefício, que pode ser sacado em casos muito específicos, como saque aniversário, demissão sem justa causa ou doença grave ou, claro, para adquirir seu apartamento próprio.

É possível fazer a retirada do FGTS para adquirir um imóvel, novo ou usado, desde que ele seja residencial, urbano e próprio. Muitas vezes, esse valor é destinado à entrada do bem ou, ainda, utilizado como parte das parcelas ao longo do processo de financiamento.

 

Condições para usar o FGTS

Para que o trabalhador possa usar o saldo como parte da compra do imóvel, é necessário seguir algumas regras, estipuladas pela Caixa Econômica Federal. São elas:

1. Possuir pelo menos três anos de trabalho CLT (carteira assinada), sendo na mesma empresa ou diferentes locais, em anos consecutivos ou não.

2. Ter o FGTS depositado em pelo menos três anos, sendo pela mesma empresa ou não, bem como em anos consecutivos ou não.

3. Não ser proprietário de algum imóvel dentro do mesmo município ou região metropolitana na qual trabalhe ou resida.

4. Não possuir financiamento no Sistema Financeiro da Habitação, em qualquer parte do País.

5. O valor do imóvel não deve ultrapassar R$ 1.500.000, 00 (um milhão e meio de reais).

Preenchendo esses requisitos, é hora de usar seu FGTS.

 

Para adquirir o imóvel

No ato da entrada do seu financiamento, é possível utilizar seu saldo do FGTS para diminuir esse valor inicial. Para isso, é necessário solicitar o saque ao seu agente financeiro, que terá o contato com a Caixa. Assim que o banco autorizar, o valor do FGTS vai para a conta do vendedor do imóvel.

 

Para amortizar a dívida

O seu saldo do FGTS pode ser usado para amortecer a dívida ou até mesmo para quitá-la, a depender da quantidade de parcelas restantes. Essa amortização acontece sobre o valor final do financiamento, fazendo com que haja uma diminuição do valor das parcelas do imóvel. Esse processo pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo Habitação Caixa e pode ser repetido a cada dois anos.

Gostou da dica? Aproveite seu benefício e escolha um de nossos imóveis para utilizá-lo.