BLOG   /   Churrasqueira a gás: vela a pena?
COMPARILHARs

Churrasqueira a gás: vela a pena?

O churrasco é sinônimo de alegria para os brasileiros, um dos pratos preferidos e que combina com muito sabor e conversa boa. Muitas pessoas ainda ficam em dúvidas na hora de fazer a escolha da churrasqueira ideal para sua casa.

A churrasqueira a carvão é a mais tradicional e comum entre os brasileiros, mas viemos apresentar alguns benefícios na escolha da churrasqueira a gás.

 

Vantagens

A churrasqueira a gás traz todo o sabor de um churrasco convencional e a praticidade do que é moderno. Geralmente feita de inox, esse modelo reúne diversas vantagens que vão fazer você repensar o preparo de um delicioso churrasco.

  • Temperatura estável e controlável: com apenas um botão você liga a churrasqueira e controla a temperatura;
  •  Agilidade: por não precisar passar por todo o processo de acender uma churrasqueira convencional, o preparo do alimento é mais rápido;
  • Higiene: não faz sujeira, nem produz cinzas ou fuligem;
  • Possui um sistema que não produz fumaça: dessa forma você pode preparar um churrasco no seu apartamento sem preocupação alguma. Além disso, deixará seu churrasco mais saboroso por realçar o sabor dos temperos.
  • Cocção inversa (reverse searing): além de grelhados, a churrasqueira a gás também serve para peças grandes como a costela, pork ribs, cupim, maminha, entre outros cortes.

 

Tipos de churrasqueira a gás

Ao escolher sua churrasqueira a gás, é importante considerar fatores como tamanho, material, quantidade de queimadores e acessórios inclusos.

Dentre os modelos disponíveis no mercado, temos a churrasqueira de embutir (perfeita para apartamentos), a de carrinho ou gabinete (muito popular entre os norte-americanos), a de espetos rotativos e a churrasqueira portátil.

quantidade de bocas está diretamente relacionada ao tamanho da churrasqueira. Ou seja, quanto maior a churrasqueira, mais queimadores serão necessários. Essa decisão dependerá apenas da sua necessidade, avalie o tamanho e os hábitos da sua família.

 

Como funciona

O sistema de ligação da churrasqueira a gás aciona os queimadores tubulares, que ao se acenderem podem ser controlados pelos botões individuais. Com o termômetro na tampa, você pode controlar a temperatura ideal para o corte. Quando atingir a temperatura desejada basta inserir os cortes e curtir o churrasco.

Quer entender melhor a dinâmica do funcionamento? Confira abaixo:

Sistema de queimadores: As churrasqueiras a gás possuem um sistema de queimadores que substituem o carvão, eles são extremamente importantes pois geram a temperatura para a churrasqueira.

Deflatores: Os deflatores ficam acima do sistema de queimadores, sua função é evitar que a gordura que se derrete caia diretamente nos queimadores. Também é importante para equalizar a temperatura interna da churrasqueira.

Tampa superior: Quando fechada, a tampa permite cocções lentas (low and slow), muito conhecidas como bafo. Essa cocção à bafo ocorre com o vapor, onde a carne atinge o ponto interno correto antes mesmo da crosta de mailard se formar na parte externa da carne. Com esse sistema, é possível utilizar a churrasqueira para assar até pizza.

Sistema de coleta de gordura: Para facilitar a limpeza após o uso, toda a gordura da churrasqueira fica concentrada em um local único.

Sistema de controle de temperatura: O principal diferencial da churrasqueira a gás é o controle total da temperatura. Cada queimador possui um controlador individual da temperatura, é possível monitorar o ponto dos cortes com o termômetro que fica na tampa da churrasqueira.

Sistema de acendimento: O sistema de acendimento é extremamente prático e simples, sem sujeira e sem fumaça. É necessário apenas girar os botões da churrasqueira que a mesma acenderá automaticamente.

 

Dicas para conservação da sua churrasqueira a gás

Salgue a carne de acordo com o material da sua churrasqueira. Se ela for 100% inox você pode usar várias técnicas de salga, inclusive antes do preparo da carne. Se a churrasqueira não for 100% inox é recomendado a salga após grelhar a carne, isso evita o enferrujamento e aumentará a vida útil da churrasqueira.

Limpar a churrasqueira corretamente é fundamental para aumentar sua vida útil, utilize produtos adequados.

O melhor momento para realizar a limpeza é logo após o término do churrasco, assim ela não irá encrustar e acabar dificultando a limpeza posteriormente. Se a limpeza ficar para o dia seguinte, ligue-a por 3 minutos e desligue, isso facilitará a remoção da gordura.

Adquira uma capa de proteção, assim ela não ficará exposta ao tempo ou a poeira, o que também ajuda na conservação da limpeza interna.

 

Curtiu as nossas dicas? Você encontra a preparação para instalação de churrasqueira a gás nas varandas do Vox Home. Apartamentos de 130m² com 3 suítes, a 2 quadras do Goiânia Shopping, que contam com uma varanda gourmet espaçosa e prática.

Clique aqui para saber mais sobre esse e outros empreendimentos da Bambuí.